Sustentabilidade e Meio Ambiente


Fruto de uma necessidade do Haras em oferecer hospedagem a sua clientela, a Estalagem Alter Real já trouxe como herança e vocação uma preocupação com o meio ambiente.


Concebida que foi como Hotel Fazenda, a administração do empreendimento na área de hospedagem, apostou alto na recuperação das áreas dedicadas à pastagem e confinamento de animais. Plantou, inicialmente, milhares de espécies como cerca viva, repovoou espaços vazios com centenas de mudas nativas como pequi, ipê de variadas cores, árvores com sementes para fornecer alimento aos pássaros que logo voltaram a povoar o local. Hoje, temos aqui urutaus, sabiás, sanhaçus, tucanos e saíras pouco vistas nas matas brasileiras. A iniciativa deu tão certo que outros roedores voltaram e convivem harmoniosamente com a equipe que trabalha e vive aqui como também com nossos hóspedes. Frequentam o local cotias, veados, lagartos grandes e pequenos, macacos sagui e prego e até mesmo, no alto do morro, lobo guará. A Estalagem mantém ainda, programas de uso racional e aproveitamento de água, separação do lixo orgânico para aproveitamento como adubo para as plantas de seu jardim. Jardim este, ponto de destaque na pousada, todo o relevo foi aproveitado como a natureza o concebeu, não foram feitas movimentações de terra e nenhum desmatamento. A cobertura em áreas sensíveis foi feita com grama e espécies ornamentais adaptadas ao período de estiagem para poupar o consumo de água.


Atualmente, as áreas de jardim, bosques e trilhas com seu acervo natural de espécies de árvores e arbustos fornecem sementes e assim, a Estalagem já mantém um viveiro de sementes e mudas para permuta e comércio de centenas de espécies, em especial a “flor roxa”, espécie nativa do Cerrado de rara beleza e que se encontra em extinção. A equipe técnica que mantém o programa de gestão ambiental da pousada espera para os anos de 2016 e 2017 concluir o Bosque da “Flor Roxa”, local onde estarão mais de mil mudas a dar flores rosas e lilás no período mais rigoroso da seca.